Saiba a importância da escala do selo EWG e a ciência por trás do movimento clean beauty!
Você sabe o que contém nas fórmulas dos produtos que utiliza para lavar os cabelos semanalmente? A atenção aos ingredientes presentes no rótulo é importante para evitar a propagação de irritações na pele e até mesmo o surgimento de células cancerígenas pela absorção do produto em nosso corpo.
Pensando nisso, elaboramos um artigo para falar sobre a base de dados da EWG e a influência da ciência por trás da composição do clean beauty. Confira!
O QUE É EWG?
EWG é a sigla em inglês para Environmental Working Group (EWG), que em tradução livre para o português pode ser entendido como “Grupo de Trabalho Ambiental”.
A comissão integra uma organização sem fins lucrativos que é especializada na pesquisa e divulgação de dados sobre a incidência de produtos químicos tóxicos presentes em cosméticos, alimentos e até mesmo produtos de limpeza usual da casa.
Embora a regulamentação das substâncias presentes esteja ainda a cargo de cada país, por meio da base de dados atualizada da EWG, é possível que empresas e público-alvo acessem os níveis de segurança de cada produto com a finalidade de realizar aquisições mais sustentáveis.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO DOS NÍVEIS DE SEGURANÇA DOS COSMÉTICOS
Os cosméticos formam parte de uma das indústrias mais lucrativas no mundo. Ao longo dos anos, a utilização de ingredientes advindo de fontes não renováveis, como o petrolato e vaselina, passou a causar uma degradação ambiental em ritmo acelerado.
No entanto, muito além dos malefícios para o meio ambiente, o uso de cosméticos com ingredientes tóxicos pode causar, a longo prazo, irritação na pele e até mesmo o surgimento de células cancerígenas.
Com o aumento do acesso à informação nas últimas décadas, os consumidores de diversos cosméticos passaram a se preocupar com a saúde de modo geral e, como consequência, passaram também a ter um maior cuidado ao escolher os produtos que utilizam.
Dessa maneira, diversas marcas tiveram que repensar suas fórmulas e passaram a lançar linhas mais sustentáveis e que atendem ao padrão clean beauty, tendência conhecida como beleza limpa e que cumpre com os altos padrões de manutenção à boa saúde.
Para conseguir atender a esses novos padrões do mercado, diversas marcas passaram a elaborar linhas inteiras focadas na ação de ativos naturais potencializadas com o avanço científico, por meio da biotecnologia, para agregar o conhecimento acadêmico na formulação dos produtos.
Sendo assim, para entender se um cosmético está cumprindo à risca sua classificação para o clean beauty ou para o seu bom impacto ambiental, é importante verificar os componentes descritos no rótulo e analisar os níveis através do Skin Deep disponibilizado pelo EWG site oficial.
COMO IDENTIFICAR CORRETAMENTE UM PRODUTO CLEAN BEAUTY?
O selo EWG trabalha com um sistema de pontuação para classificar os produtos em sua base de dados. A pontuação vai de 1 a 10, sendo 1 o nível mais alto de concentração de ingredientes naturais e livre de toxinas e 10 o mais alto para a pele e desenvolvimento de doenças.
É possível pesquisar os produtos pelo nome ou diretamente nas categorias que são divididas no site. Apesar de a classificação conter cores entre verde, amarelo e vermelho para indicar os níveis, o EWG divide essas três cores em: alto, moderado e baixo. Dessa forma, para os produtos se encaixarem em uma delas, é preciso apresentar as seguintes especificações:
BAIXO (INDICADO PELA COR VERDE)
- Melhor absorção da pele;
- Baixa ecotoxicologia;
- Baixa disrupção endócrina;
- Baixa neurotoxicidade.
MODERADO (INDICADO PELA COR LARANJA)
- Presença de múltiplas fontes de exposição aditivas;
- Maior capacidade de absorção de toxicinas no organismo.
ALTO (INDICADO PELA COR VERMELHA)
- Alta possibilidade de irritações na pele, olhos e até mesmo pulmão;
- Riscos ocupacionais, como o desenvolvimento de doenças físicas e até mesmo biológicas;
- Baixa capacidade de eliminação no meio ambiente, podendo se tornar um elemento tóxico.
Com a classificação determinada pelo EWG, podemos perceber que um produto que segue o padrão de beleza limpa terá, ao menos, um pouco mais de 90% da sua composição advinda de fontes e recursos limpos de baixo risco, bem como suas embalagens, que em maioria são biodegradáveis e não causam desequilíbrio ambiental.
IMPACTO DOS INGREDIENTES SEGUROS PARA A SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Com a crescente procura por cosméticos que seguem os padrões EWG de responsabilidade, a tendência clean beauty passou a estimular um consumo mais consciente do público-alvo das marcas.
Uma pesquisa realizada pela NPD –órgão especializado em tendências de marketing– avaliou que o mercado dos cosméticos naturais já 42% de todo o setor. Dentro da conta, cerca de 57% dos consumidores param para pesquisar os ingredientes e valores éticos da empresa antes de prosseguir com a compra e 73% avaliam que gastariam mais em produtos naturais.
Além de realizar um descarte mais consciente no momento de se desfazer das embalagens, os cosméticos naturais vem reduzindo o surgimento de alergias e outras doenças de pele que são influenciadas indiretamente pelos químicos presentes em suas composições.
Agora que você já reconhece a importância de escolher produtos naturais para a saúde dos seus cabelos e pele, conheça os kits exclusivos da Virá, elaborados com um boost de vitaminas e sais minerais dos principais ingredientes orgânicos!